Com os acontecimentos dos últimos meses, e o coronavirus se tornando cada vez mais uma ameaça à todos os  grupos de pessoas, nunca  se falou tanto  em imunidade.

Mas, o que podemos fazer para aumentar a nossa imunidade?

Claro que: uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e um dia a dia praticamente sem estresse, seria o ideal, como uma vida assim, está a cada dia mais complicado de se ter, podemos complementar nossa alimentação com algum tipo de suplementação (neste caso, temos o nosso composto de vitaminas e minerais , elaborado por profissional habilitado e visando contribuir para o equilíbrio do nosso organismo. Melhorando o nosso sistema imunológico). A prática de algum tipo de exercício físico, mesmo que em casa, é importante.  Diminuir, ou mesmo, excluir, notícias, programas, conversas, tudo que possa desequilibrar ainda mais o nosso sistema emocional deve ser evitado.

 Alegações de suplementação alimentar é diferente de alegações terapêuticas, ou seja,  o objetivo é unicamente suplementar a alimentação com nutrientes, substancias bioativas, enzimas ou probioticos, de uma pessoa saudável.

Tanto o excesso, como a carência, podem influenciar negativamente no funcionamento do sistema imunológico.

 Algumas vitaminas como a A, B, C, D e E, assim como o selênio, zinco e o ferro são agentes fundamentais que auxiliam na elevação da ação antiviral, hoje vou falar um pouco da importância das vitaminas do complexo B.

São elas:

-Vitamina B6 (pirodoxina): responsável pelo aumento do número de linfócitos e a produção de IL-2 e consequentemente a produção de imunoglobulinas.

Presente na banana, abacate, laranja, tomate, maçã, frango, peixe, porco, ovos, miúdos, aveia, amendoim e soja. Importante no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos não essenciais. As bactérias do intestino produzem esta vitamina e parte dela é absorvida através da parede intestinal.

 

-Vitamina B12 (cianocobalamina): atua melhorando a atividade dos fagócitos e estimulando a proliferação de linfócitos T.

Presente nos alimentos de origem animal (laticínios, como fígado, rim, músculo e peixe). É necessária para o bom funcionamento das células, particularmente as da medula óssea, trato gastrointestinal e sistema nervoso. Está envolvida na produção dos glóbulos vermelhos.

-Vitamina B5( ácido pantotênico) pode ser encontrada em alimentos como fígado, farelo de trigo e queijos, sendo importante principalmente para a produção de energia no corpo e melhora a resposta humoral.

-Vitamina B2 (riboflavina):  além da resposta humoral ela aumenta o número de linfócitos circulantes.

Presente na couve, miúdos, leite, queijos, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, mandioquinha, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga. Auxilia na digestão das proteínas, carboidratos e gorduras, protege a pele e os olhos.

- Vitamina B1 (tiamina) : é responsável por manter o sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga; converte o açúcar no sangue em energia. Está  presente nos cereais integrais, miúdos, carne de porco, nozes, ervilhas, feijão, gema de ovo, cevada, carnes em geral, batata, couve, vagem, quiabo, banana, mamão.

 

Lembre-se: para uma vida mais saudável nada como corpo e mente em equilíbrio.

Fiquem em casa!! Todos juntos por dias melhores.

                                 Sheila Aita Coronel

                                  Farmacêutica RT