Auxílio na prisão de ventre e emagrecimento
É um aliado no tratamento de perda de peso, pois promove um estímulo do intestino, causando uma sensação de bem estar, através da redução de inchaço pois possui ação diurética e efeito laxante leve a moderado.
Indicações e benefícios:
Fucus (Fucus vesiculosus) é uma alga castanha que pertence a um grupo de algas multicelulares, fundamentalmente marinha.
Possui potencial remineralizante devido a abundância de sais minerais.
- O iodo confere uma ação estimulante da tireoide. Dessa forma, utilizado como coadjuvante no tratamento de emagrecimento quando a obesidade estiver relacionada a problemas de tireóide.
- Os sais potássicos são diuréticos. A grande capacidade de entumecer da algina, que não se absorve no intestino, induz uma sensação de satisfação gástrica. Pela grande capacidade de aderência e seu poder de revestimento são soluções coloidais dos alginatos, atua como protetora das mucosas digestivas. É laxante suave e por seu poder absorvente, antidiarréico.
Indicado para:
- Hipotireoidismo;
- obesidade;
- adiposidades localizadas;
- bulimia;
- úlceras gastroduodenais;
- hiperlipidêmicas;
- mal estar e diarreias.
A planta Sene (Cassia angustifolia Vahl) é um arbusto ramificado baixo que cresce até 90 cm de altura e é típica de regiões tropicais. Sua origem é da Índia e Somália. Muito conhecida pelo efeito purgativo e por não provocar inflamações secundárias. Sua ação é purgativa, laxativa, catártica.
Indicada para:
- Constipação ocasional;
- Prisão de ventre.
A Aloína, é um composto obtido a partir do suco das folhas interiores e secas do Aloe vera (babosa). Os chineses têm utilizado há milênios a Aloebarbadensis no tratamento da constipação intestinal e como tônico fortificante do estômago.
A folha de Aloe vera contém dois extratos fundamentais, o gel – suco incolor da polpa, composto por um parênquima aquífero, e a aloína – suco amarelo, resina oleosa de látex, que se encontra entre a casca e o parênquima.
O mecanismo de ação da Aloe é duplo. Ela estimula a motilidade do cólon, aumentando a propulsão e acelerando o trânsito do cólon, o que reduz a absorção de líquidos da massa fecal. Produz efeito laxante por envenenamento dos sistemas de enzima na parede intestinal, que são responsáveis pela absorção de água e nutrientes.
É usada como laxante para tratar constipação ao induzir os movimentos do intestino, porém pode causar cólicas abdominais.
Indicado para:
-Constipação intestinal;
-Também indicado para outras afecções porém não comprovadas clinicamente: dermatite seborreica, ulceras pépticas, tuberculose e infecções fungicas;
-redução de açúcar no sangue (glicose).
Dimeticona é uma mistura de silicones “ativados” pela adição da sílica.
Indicado para proporcionar um rápido alívio dos efeitos do desconforto causado pelos gases. Dimeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas gasosas que retêm os gases.
A dimeticona não é absorvida. Após administração oral é eliminada na forma inalterada pelas fezes.
Indicado para:
- Eructação;
- Flatulência;
- Empachamento;
- Estufamento;
- Aerofagia pós-operatória;
- Gases;
- Meteorismo.
Cascara Sagrada, obtido da planta medicinal Rhammus purshiana (Rhamnaceae), originária da floresta de coníferas da América do Norte. Contém glicosídeos antraquidônicos que liberam compostos como a barbaloína, crisaloína e outros, e promovem a estimulação do cólon. Por sua ação ser suave, é o laxante de escolha em obesidade, quando o paciente apresentar constipação crônica.
Uso oral. Sua ação laxativa é mais suave que a de outros laxantes e se manifesta entre 6 e 8 horas.
Indicação complementar
- constipação intestinal e na prisão de ventre;- diurético;
- emenagoga;
- estimulante;
- estomacal;
- febrífugo;
- laxante;
- tônico;
- purgativa;
- colagogo.