Independe de ser no rosto ou no corpo, as manchas escuras podem impactar forte a autoestima das pessoas. Felizmente existem tratamentos e produtos que auxiliam na uniformização do tom da pele das pessoas que sofrem com sardas e melasma. As manchas amarronzadas, localizadas frequentemente na zona T do rosto (bochechas, testa e nariz) podem não ser resultantes apenas da exposição ao sol, mas uma produção excessiva de melanina.

As manchas escuras podem atingir diferentes partes do corpo, inclusive as unhas, também podem variar as cores, indo do castanho claro ao preto, como o tamanho e a forma. A hiperpigmentação é um problema mais comum do que você pode imaginar. 

Um dos tipos mais comuns de manchas é o Melasma, normalmente ela aparece no rosto, e atinge muito mais o público feminino do que o masculino. 

Principais Motivos do Aparecimento do Melasma:

- Exposição à luz ultravioleta;
- Incidência da luz visível (vinda de aparelhos eletrônicos, como televisão, celulares e computadores);
- Alterações hormonais; e
- Predisposição genética.

Tratamento mais Indicado para o Melasma:

As soluções que possuam em sua fórmula ativos como arbutin, ácido kójico, ácido fítico, ácido tranexâmico e ácido dióico.Estes ativos químicos, inibem a síntese de melanina, controlam a produção e auxiliando na uniformização do tom da pele.Um bom exemplo de produto para tratamento é o Bioblanc Creme clareador para melasma ou a Cisteamina para melasma resistente.

BioBlanc é um ativo (polifenóis) extraído da oliva francesa com ação clareadora, antioxidante e antimicrobiana. As oliveiras cultivadas para a fabricação do BioBlanc crescem em meio a plantações de lavanda (Lavandula officinalis) no Sul da França, o que as tornam ainda mais especiais por florescerem em um jardim aromatizado e rico em princípios ativos. Indicado para clareamento de melasmas e manchas da pele, tratamentos de renovação e reparação celular e antienvelhecimento. Possui ação anti-inflamatória e propriedades bactericidas. Prevenção de danos causados pela radiação ultravioleta.

A Cisteamina é um antioxidante naturalmente presente no nosso organismo, regulando a formação de melanina, reduzindo a melanina na epiderme , corrigindo eficazmente o melasma e a hiperpigmentação pós-inflamatória. Pode ser usado na face, mãos, colo e pescoço.
Os resultados tornam-se visíveis após 6 semanas de uso diário.

Ja as sardas são manchas comum em pessoas de pele muito clara, como loiras e ruivas, que podem aparecer pela predisposição genética ou exposição solar durante a vida.
Por aparecer mais pela queimadura solar, normalmente as sardas estão presentes no rosto, colo e ombros. Não chega a ser uma doença de pele, porém é um alerta para suscetibilidade ao desenvolvimento câncer de pele. Por isso é fundamental e super importante o uso do protetor solar. 

A Galênica possui uma ampla variedade de protetor solar, tanto com FPS30 - FPS50, para pele oleosa com toque seco, e com cor para uniformizar o tom da pele e ser usado pelas mulheres como base para maquiagem. 

Cuide-se e Proteja-se com os produtos Galênica!