Apesar de também aparecer em homens o Melasma aparece com muito mais frequência em mulheres, que hoje representam 90% dos casos. As manchas na pele com características amarronzadas, podem ficar muito pior na gestação, elas geralmente aparecem nas bochechas, na testa e no buço, mas também pode surgir em outras áreas como o colo e os braços.
O cuidado com a pele deve ser feito em qualquer estação do ano, porém é nessa época de calor que mais ficamos expostos ao sol, por isso é fundamental manter-se protegido. A exposição ao sol e ao calor principalmente sem proteção, são um dos fatores que podem desencadear o surgimento do Melasma. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência dos melasmas. Entre outras causas destas manchas na pele estão as alterações hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, entre outros.

Qual a melhor forma de tratar o Melasma?

O inverno é a melhor época para isso, e existem várias formas de você clarear essas manchas. Peelings clareadores e lasers, podem auxiliar no tratamento das manchas na pele. Porém é fundamental que ao longo de todo o ano, você tenha uma rotina de cuidados preventivos com a pele.
Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratol. Além disso, as vitaminas C e E tópicas também são ótimas opções, por serem poderosos antioxidantes e potencializarem o efeito do protetor solar.

Conheça o Bioblanc - Creme Clareador para Melasma

A combinação dos efeitos clareadores do BioBlanc, Thalaspheras de Vitamina C e Ácido Ferúlico proporcionam um tratamento eficaz aos efeitos do melasma, clareando as manchas e corrigindo o tom da sua pele.
BioBlanc é um ativo (polifenóis) extraído da oliva francesa com ação clareadora, antioxidante e antimicrobiana. As oliveiras cultivadas para a fabricação do BioBlanc crescem em meio a plantações de lavanda (Lavandula officinalis) no Sul da França, o que as tornam ainda mais especiais por florescerem em um jardim aromatizado e rico em princípios ativos. Indicado para clareamento de melasmas e manchas da pele, tratamentos de renovação e reparação celular e antienvelhecimento. Possui ação anti-inflamatória e propriedades bactericidas. Prevenção de danos causados pela radiação ultravioleta.

Dica de Prevenção contra o Melasma

Use sempre filtro solar com FPS de no mínimo 30, mesmo que você for ficar em ambientes fechados. Uma boa dica é optar pelo protetor solar com cor, que além de proteger contra os raios UVA e UVB e uniformizar o tom da pele, também funciona como barreira para a luz visível, vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos.